domingo, 29 de novembro de 2009

A natureza não é muda...

O mundo pinta naturezas mortas, sucumbem os bosques naturais, derretem os pólos, o ar torna-se irrespirável e a água imprestável, plastificam-se as flores e a comida, e o céu e a terra ficam completamente loucos.


E, enquanto tudo isto acontece, um país latino-americano, o Equador, está discutindo uma nova Constituição. E nessa Constituição abre-se a possibilidade de reconhecer, pela primeira vez na história universal, os direitos da natureza.

A natureza tem muito a dizer, e já vai sendo hora de que nós, seus filhos, paremos de nos fingir de surdos. E talvez até Deus escute o chamado que soa saindo deste país andino, e acrescente o décimo primeiro mandamento, que ele esqueceu nas instruções que nos deu lá do monte Sinai: "Amarás a natureza, da qual fazes parte".

Um objeto que quer ser sujeito
Durante milhares de anos, quase todo o mundo teve direito de não ter direitos.

Nos fatos, não são poucos os que continuam sem direitos, mas pelo menos se reconhece, agora, o direito a tê-los; e isso é bastante mais do que um gesto de caridade dos senhores do mundo para consolo dos seus servos.

E a natureza? De certo modo, pode-se dizer que os direitos humanos abrangem a natureza, porque ela não é um cartão postal para ser olhado desde fora; mas bem sabe a natureza que até as melhores leis humanas tratam-na como objeto de pr
opriedade, e nunca como sujeito de direito.

Reduzida a uma mera fonte de recursos naturais e bons negócios, ela pode ser legalmente maltratada, e até exterminada, sem que suas queixas sejam escutadas e sem que as normas jurídicas impeçam a impunidade dos criminosos. No máximo, no melhor dos casos, são as vítimas humanas que podem exigir uma indenização mais ou menos simbólica, e isso sempre depois que o mal já foi feito, mas as leis não evitam nem detêm os atentados contra a terra, a água ou o ar.

Parece estranho, não é? Isto de que a natureza tenha direitos... Uma loucura. Como se a natureza fosse pessoa! Em compensação, parece muito normal que as grandes empresas dos Estados Unidos desfrutem de direitos humanos. Em 1886, a S
uprema Corte dos Estados Unidos, modelo da justiça universal, estendeu os direitos humanos às corporações privadas. A lei reconheceu para elas os mesmos direitos das pessoas: direito à vida, à livre expressão, à privacidade e a todo o resto, como se as empresas respirassem. Mais de 120 anos já se passaram e assim continua sendo. Ninguém fica estranhado com isso.


Gritos e sussurros
Nada há de estranho, nem de anormal, o projeto que quer incorporar os direitos da natureza à nova Constituição do Equador.

Este país sofreu numerosas devastações ao longo da sua história. Para citar apenas um exemplo, durante mais de um quarto de século, até 1992, a empresa petroleira Texaco vomitou impunemente 18 bilhões de galões de veneno sobre terras, rios e pessoas. Uma vez cumprida esta obra de beneficência na Amazônia equatoriana, a empresa nascida no Texas celebrou seu casamento com a Standard Oil. Nessa época, a Standard Oil, de Rockefeller, havia passado a se chamar Chevron e era dirigida por Condoleezza Rice. Depois, um oleoduto transportou Condoleezza até a Casa Branca, enquanto a família Chevron-Texaco continuava contaminando o mundo.

Mas as feridas abertas no corpo do Equador pela Texaco e outras empresas não são a única fonte de inspiração desta grande novidade jurídica que se tenta levar adiante. Além disso, e não é o menos importante, a reivindicação da natureza faz parte de um processo de recuperação das mais antigas tradições do Equador e de toda a América. Visa a que o Estado reconheça e garanta o direito de manter e regenerar os ciclos vitais naturais, e não é por acaso que a Assembléia Constituinte começou por identificar seus objetivos de renascimento nacional com o ideal de vida do sumak kausai. Isso significa, em língua quechua, vida harmoniosa: harmonia entre nós e harmonia com a natureza, que nos gera, nos alimenta e nos abriga e que tem vida própria, e valores próprios, para além de nós.

Essas tradições continuam miraculosamente vivas, apesar da pesada herança do racismo, que no Equador, como em toda a América, continua mutilando a realidade e a memória. E não são patrimônio apenas da sua numerosa população indígena, que soube perpetuá-las ao longo de cinco séculos de proibição e desprezo. Pertencem a todo o país, e ao mundo inteiro, estas vozes do passado que ajudam a adivinhar outro futuro possível.

Desde que a espada e a cruz desembarcaram em terras americanas, a conquista européia castigou a adoração da natureza, que era pecado de idolatria, com penas de açoite, forca ou fogo. A comunhão entre a natureza e o povo, costume pagão, foi abolida em nome de Deus e depois em nome da civilização. Em toda a América, e no mundo, continuamos pagando as conseqüências desse divorcio obrigatório.

(Eduardo Galeano)

Publicado originalmente no semanário Brecha, do Uruguai.
Tradução: Naila Freitas / Verso Tradutores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Porque o chamam de imortal...

Para quem ainda não sabia, eis o porquê chamam o Grêmio de "imortal": 2x0 no tão temido Palmeiras, com a possibilidade de decidir o Brasileirão 2009. Convenhamos, é muito orgulho ver o time do coração renascer das cinzas, mesmo fora da briga. Guerreiro como o Grêmio de Marcelo Rospidi, hoje a noite.


O técnico, que já havia conseguido um empate heróico em Belo Horizonte, contra o Cruzeiro, na penúltima rodada, e que estará a frente da equipe do Grêmio até o final do Brasileirão, mais uma vez deu provas de que tem total competência para continuar comandando o tricolor gaúcho, vestindo a camiseta e incorporando o espírito do exército gremista. Ele acaba de vencer uma das equipes mais cotadas (até aqui) para vencer o maior campeonato nacional do mundo, o brasileiro, e eu duvido que o Paulo Autuori conseguisse isso.

O que me indigna é a insistência da direção do Clube em contratar o que eles chamam de "técnico". Afinal, o Marcelo Rospide é o quê??

Segundo o Portal Oficial do Grêmio Football Portoalegrense, os mais cotados são Dorival Jr. (técnico do Vasco) e Adilson Batista (técnico do Cruzeiro). Mas, como bem disse o lateral-esquerdo Fábio Santos, em entrevista coletiva, após o treino desta manhã de quinta-feira, "neste momento o importante é encerrar bem o Campeonato Brasileiro".

Se os resultados que Marcelo Rospide apresentou até agora ainda não são suficiente, que venham o Barueri e o Flamengo.


Se os resultados em todas as vezes que comandou o time, não são suficientes para a direção gremista contratá-lo definitivamente, não sei quais argumentos os convenceriam a apostar nele. Mas eu, sem pensar muito, posso listar quatro motivos:

1. Marcelo Rospide é de casa e, portanto, comprometido com o clube;
2. Marcelo Rospide não demanda altos valores na contratação;
3. Marcelo Rospide ficará imensamente agradecido ao Grêmio pelo reconhecimento e pela sua inserção num campo profissional tão restrito e, por consequência, faria o seu melhor; e
4. Marcelo Rospide, com seu esquema e sua maneira de comandar, provoca coisas incríveis na equipe como, por exemplo, o Máxi Lopez marcar um gol "raçudo" daqueles, tomado pelo espírito gremista, deixando dois zagueiros e o goleiro chutando e tapeando o ar.

Mas... Vai entender a cabeça dos dirigentes de futebol. Quem sabe até o final do campeonato eles mudem de idéia e deixem assim como está?!

Lady Gaga, Beyoncé e os já imortalizados...

Definitivamente alguns artistas, como Michael Jackson, Madonna, Cher, Whitney Houston e tantos outros, já se imortalizaram por tudo o quê fizeram, mas é fato que os artistas da música - que já há algum tempo têm seu trabalho fatal e necessariamente vinculado ao uso da imagem - trabalham em dobro, em triplo, para se imortalizar como os renomados lembrados acima, dada a velocidade em que as informações circulam, especialmente pela internet.

Em praticamente uma semana a cantora Lady Gaga - quase uma unanimidade nas pistas de casas noturnas pelo mundo inteiro - causou sensação no mundo da música e dos videoclipes, ao lançar dois novos vídeos. O primeiro deles, Bad Romance, foi lançado dia 09 deste mês e é considerado um dos melhores clipes da artista. No segundo, Video Phone, lançado ontem (17), Gaga está acompanhando outro grande nome do 'show bis', Beyoncé Knowles.

Meu post de hoje é dedicado à "arte, aliada a tecnologia", e é acompanhado pelos dois mais novos sucessos de Lady Gaga.



Em breve Lady Gaga pretende lançar o videoclipe da música que fez para 'devolver' o acompanhamento a Beyoncé, Telephone, que já é sucesso nas rádios e está no topo das listas de download em mp3. Estaremos atentos!

sábado, 14 de novembro de 2009

Chuva, tornado, morfina e eu: feliz da vida...

Definitivamente todos têm seu lado fútil e egoísta, que aparece hora ou outra. Hoje, permiti que o meu aflorasse (novamente, claro).

As notícias deste sábado (14) foram as que um tornado foi filmado por um cinegrafista amador da serra no final da tarde de ontem, que as fortes chuvas deixaram 50 mil gaúchos sem luz em suas casas, que uma técnica em enfermagem da pediatria do Hospital da Ulbra foi presa por administrar pequenas doses de morfina em bebês e, enquanto isto tudo acontecia, eu estou bobo, feliz da vida, simplesmente porque me tornei usuário do Google Wave (GW).


Para os que não sabem do que se trata, o GW é a mais nova ferramenta lançada pela Google, em direção ao domínio da internet. Trata-se de uma ferramenta considerada tão importante quanto o surgimento do e-mail, que funciona como 'ondas', como o próprio nome diz, capazes de aliar as mais diversas (e, segundo os especialistas, ilimitadas) funcionalidades. O GW substituirá (isso, fatalmente, acontecerá com o tempo) o messenger, o e-mail, os editores de texto e muitos outros vícios virtuais meus. As 'ondas' são um conjunto de páginas HTML que funcionam integradas e que podem ser editadas e visualizadas em tempo real. Enfim... É um MEGA editor HTML. A melhor utilização da web 2.0 que se poderia imaginar.

A princípio a Google optou pelo sistema de 'convites' para fazer a distribuição do GW, como fez com o Novo Orkut, recentemente, e com Gmail, quando foi criado. Usuários cadastrados de todo o mundo, dispostos a ajudar nos testes da 'versão beta' foram os primeiros a receber os primeiros milhares de convites e, após um tempo, passaram a receber convites para distribuir aos seus contatos. Agora, depois de muita batalha, discutindo o GW em fóruns pela web, finalmente, chegou a minha vez. hehe

Logo que você se torna usuário, a primeiro a fazer é criar seu perfil (com foto, status e link para uma página pessoal) e, a partir daí, fazer o reconhecimento do GW. Já de saída, além das possibilidades de adicionar contatos (já surfistas), bater papo ou trocar informações em 'waves' sobre os mais variados temas, você encontra tutorial completo (já disponível em português em alguns Blogs como o Zastrich) e um vídeo explicativo, apresent
ado pelo 'mestre de cerimônias' da nova 'onda' do Google, Doctor Wave, sobre as funcionalidades do GW.


Outra funcionalidade do GW eu estou utilizando neste momento. Este post está sendo produzido dentro da sua plataforma e, depois de pronto, exportarei para o Sundae, Blog Sundae.

Assim que tiver convites disponíveis, evidentemente, enviarei aos amigos. Afinal, a idéia é esta. Porém, o primeiríssimo está com destino certo: Camafunga. Foi com ele que conversei primeiro sobre o GW e, por incrível que pareça, consegui me tornar usuário antes. hehe

Está dada a dica... Para quem quiser experimentar, digo que deve mesmo fazê-lo, porque vale a pena. A quem não se interessou, aconselho que mude a postura, pois não há como fugir de mais essa evolução.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Apagão da barbeiragem ou variação de um mesmo tema...

Apagão ou barbeiragem? É a pergunta que me faço, depois de mais um "blackout" no país do futebol e das Olimpíadas. Vamos aos fatos...

Por volta das 22h de 10 de novembro, mais de 100 milhões de pessoas, em 18 estados brasileiros, ficaram sem energia elétrica, praticamente repetindo o que ocorreu nos dois últimos anos do governo do FHC (2001 e 2002). Na época, acusou-se falta de planejamento e investimentos em geração de energia.

Segundo as primeiras notícias sobre o caso, Itaipú simplesmente parou de gerar/enviar energia para Furnas, responsável pela distribuição. Em sua página no Twitter, Itaipú publicou comentários dizendo que não registrou nenhum tipo de pane em suas instalações. Em 4h os problemas já haviam sido 'resolvidos' e as 6 da manhã do dia deguinte, tudo operava a pleno.

No desespero de encontrar um/o culpado, evidentemente, o clima foi o vilão. Mesmo que o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) assegure que, embora houvesse uma tempestade na região próxima a Itaberá, com atividade de raios no horário do apagão, mas a baixa intensidade da descarga registrada (menor que 20 kA) não seria capaz de produzir um desligamento da linha, mesmo que incidisse diretamente sobre ela. Em geral, apenas descargas com intensidade superiores a 100 kA, atingindo diretamente uma linha, poderiam causar um desligamento de linhas de transmissão operando com tensões tão elevadas como as linhas de Itaipu (duas de 600 kV e duas de 750 kV). Ontem (12), em entrevista à imprensa, Osmar Pinto, pesquisador do INPE, descartou a possibilidade de que os raios tenham provocado o apagão de terça-feira: “Foi uma tempestade normal nesta região do país, durante o período do apagão. Ou seja, dez minutos antes e dez minutos depois, nós tivemos 25 raios na região. Isso significa quase que com um raio a cada dois minutos, que não é quantidade de raios muito grande.” O INPE é um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Está sujeito a pressões políticas, claro. Mas seus técnicos têm uma reputação a zelar.

O Presidente Lula, preocupado com a exposição de Dilma, quer concentrar o tema do 'apagão' sobre o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, que já declarou: "O Inpe está estudando o assunto para ter uma manifestação sobre fenômenos climáticos, não sobre questões energéticas. Não é atribuição do INPE opinar sobre energia elétrica. Ele opina sobre fatos climáticos e nada mais". Admitiu Lobão que "houve um desligamento completo de Itaipu". "Uma linha de transmissão caiu e determinou a queda de outras", disse ele. Lobão avaliou que não é possível afirmar, com certeza, o que causou a falha no fornecimento de energia elétrica. Entretanto, segundo ele, o problema teria sido provavelmente causado por "fatores atmosféricos", como "tempestades de grande intensidade".

Indícios apontam para falha na transmissão entre o Paraná e São Paulo, segundo Itaipú, e a transmissão é da responsabilidade de Furnas. Desde o início ano passado, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) já previa a necessidade de construir uma outra linha de transmissão, ligando Foz de Iguaçu a Cascavel (no meio do caminho entre Foz e Ivaiporã). A previsão foi feita no planejamento estratégico da estatal para o período de 2008 a 2012 e repetida no plano de 2009 a 2012. O fato é que Furnas é a dona da rede de transmissão de Itaipu e recebe uma taxa diferenciada, com prêmio, para transmitir essa energia. A nova linha colocará o "status" das linhas de Furnas como "rede básica", com uma remuneração sem prêmio, o que não é de interesse da empresa.

Outra questão igualmente importante é a forma como o Operador Nacional do Sistema (ONS) lidou com a rede na hora em que as linhas de transmissão pararam de funcionar. Quem entende do assunto afirma que houve uma barbeiragem na hora de manejar a distribuição da carga sobre o sistema. Isso porque Itaipu tem cerca de 12 mil MW de potência, dividida em dois blocos de 6 mil MW. Apenas as linhas que partem de um desses blocos de geração foram as que saíram de operação. O sistema brasileiro perdeu portanto metade de itaipu. Tudo que um sistema elétrico precisa para funcionar bem é que a geração seja igual ao consumo (carga).

Fica a pergunta: Será que tal barbeiragem (e eu desconfiava mesmo de 'falha humana', desde o princípio) foi um blackout de um técnico descuidado, estressado com problemas pessoais, cansado pelas longas horas de trabalho? Ou se trata de mais uma manobra política, na intenção de repetir o acontecido em 2001, que teve impacto direto na campanha presidencial e, por sua vez, no resultado final para escolha do sucessor de FHC?

Sempre soube que na política nacional não existem golpem baixos, existem golpes e fim. Mas, se algo nesse sentido for detectado, me parece que é a prova derradeira da falta de escrúpulos dos que querem o poder. Bom... A partir daí, não sou eu que vou te dizer o quê fazer nas eleições 2010... Só espero que tenhamos uma vela à mão, para que possamos acender e tentar enchergar o que há de podre em volta e iluminar as idéias. Ou, já que não consultei o calendário lunar, espero que seja lua cheia.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Estandarte da Cultura...

Tendo em vista a relevância do assunto, decidi trazer (na íntegra) um dos posts de hoje do Blog "Amigos de Pelotas".

O Estandarte da Cultura, símbolo da Vigília Cultural, foi confeccionado pelo Grupo Tholl e está à disposição de todos os interessados em apoiar o movimento, levando-o a eventos de qualquer natureza, acompanhado pelo livro de assinaturas de apoio.

O símbolo da luta do movimento pela cultura está agora na Feira do Livro de Pelotas, onde permanecerá até domingo, data de encerramento do evento.

Desde a instalação da Vigília, em 01 de outubro, o Estandarte esteve presente em número expressivo de eventos, como: vernissages, lançamentos de livros, mostras e conferências, conforme poderá ser conferido no site www.grupotholl.com.

O estandarte simboliza a luta pela preservação da Secretaria de Cultura na reforma administrativa da prefeitura e pela criação de um Sistema Municipal de Incentivo à Cultura. O prefeito Fetter Jr. prometeu encaminhar à Câmara um projeto nesse sentido, mas até o momento a proposta não prosperou. (fonte: Amigos de Pelotas)

Ainda, e além disso, manterei o desenho do "Minduim" (imagem acima) aqui no Sundae, Blog Sundae, enquanto a estupidez da não manutenção da Secretaria de Cultura em Pelotas habitar as idéias de alguns políticos por aqui.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cidadanear...

O site do Senado Federal é uma dica indispensável de navegação para os internautas que gostam de estar 'em dia' com as notícias que interferem diretamente no exercício da cidadania.

Além de notícias, lá encontramos enquetes acerca de matérias polêmicas votadas pela Casa e que, provavelmente, sirvam de referência para os caros Senadores na hora de decidir seu voto, com base na opinião do 'eleitorado'.

Destaco, hoje, dois temas importantes.

Um deles diz respeito a um Projeto de Lei (PLS) apresentado, emendado, aprovado e já a caminho da Câmara Federal, que garante a nomeação a candidatos aprovados em concursos públicos. Vale a pena conferir.

Outro coisa importante nesta página, diz respeito a enquete atual, que indaga sobre a criminalização do preconceito contra homosexuais, tal como o é contra negros (coluna à direita). Meu voto é pelo SIM... E o teu?