sábado, 28 de março de 2009

Temporada F1...

Neste exato momento, acabam os treinos para a definição da ordem de largada para o GP de Melbourne, primeira prova da temporada 2009 de um dos esportes mais acompanhados pelos brasileiros: A Fórmula 1.

E o campão do ano passado, Louis Hammilton, ficou apenas na 16a. colocação, tendo dois carros da mais nova equipe do campeonato, na primeira fila. E entre os pilotos da nova escuderia, está o tão pouco valorizado "Rubinho".

O esporte que chamou a atenção do grande público, ainda nos anos 70, com a conquista do primeiro campeonato de Emerson Fitipaldi, acabou se tornando uma grande paixão nacional (e minha pessoal). Os títulos dos pilotos Nelson Piquet - ainda lembro de meu pai, meu irmão e eu, vibrando, deitados sobre a cama, no domingo pela manhã, vendo aquela "baratinha" azul e branca da Brabham rasgar o vento - e Airton Senna da Silva, ao longo das duas décadas seguintes, só fizeram aumentar essa paixão.

E bem verdade que a trágica morte do nosso maior campeão, na curva tamburello, hoje curva Airton Senna, e que o tratamento dado a Rubens Barrichello pelos chefões do esporte dos mais de 300km/h até então, deixaram os brasileiros com poucas esperanças na conquista de novos títulos.

Mas a temporada 2009 está aí e, embora Kimi Raikkonen (companheiro de equipe de Felipe Massa e, aliás, ùltimo tempo nos treinos livres desta sexta) tenha dito que "o GP da Austrália não é base para previsão de 2009", algumas regras já estarão valendo:

- A proibição dos testes durante a temporada;
- A volta dos pneus "Slik" (pneus de chuva);
- O uso de, no máximo, 8 motores durante as 17 provas do ano; e
- A alterações aerodinâmicas importantes nos carros, como o uso da asa dianteira móvel (que poderá ter seu ângulo alterado, diretamente pelo piloto, 2 vezes por corrida) e a introdução do "Kers" (estrutura disposta na traseira do carro, que proporciona maior estabilidade nas curvas e devolve a energia produzida pelas frenagens como um adicional de +80cavalos na potência dos motores).

Como os GPs de 2009 prometem, mais do que nunca, equilíbrio entre as equipes de maior e menor expresão da F1 e considerando que temos 3 brasileiros, em equipes com menos ou mais tradição no esporte (Massa na Ferrari, Piquet na Renault e Barrichello na "Brawn GP Formule One Team", antiga Honda), as chances se multiplicam.

No GP Brasil, previsto para 16, 17 e 18 de outubro, na pista de Interlagos, poderemos ter novamente um brasileiro Campeão Mundial de F1. Ou... sequer sentar no sofá para asistir a corrida.

André Christ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então... O que me diz??